quarta-feira, janeiro 25, 2006

Cor de burro qdo foge:


Graças à EGEAC e à Associação Sete Sois Sete Luas já não é preciso "ir a Miranda ver os Pauliteiros" porque, este fim-de-semana, eles vêm até nós. Como forma de comemorar o encerramento da Exposição Hardware + Software= Burros, estas duas entidades promovem dois dias dedicados a Trás-os-Montes que irão contar com uma Arruada e cursos grátis de língua mirandesa. Aqui ficam detalhes para os mais interessados:

Burros e pauliteiros de Miranda invadem ruas da capital

No fim-de-semana de 28 e 29 de Janeiro, Lisboa “transforma-se” na capital da cultura transmontana. Como forma de assinalar o encerramento da Exposição Hardware + Software = Burros, a EGEAC e a Associação Sete Sóis Sete Luas promovem uma Arruada, onde pauliteiros e gaiteiros de Miranda vão desfilar pelas ruas da cidade, acompanhados por burros mirandeses. Para além de música e animação, esta iniciativa conta ainda com cursos de mirandês.

A arruada está marcada para as 14 horas de sábado, 28 de Janeiro, com início no Castelo de São Jorge. A partir do Castelo, os 22 Gaiteiros e Pauliteiros de Miranda, “escoltados” por seis burros mirandeses, vão seguir para o Largo de Santa Luzia, descendo em direcção à Igreja de Santo António, onde vão fazer uma primeira actuação. De seguida, o cortejo prossegue até à Rua Augusta, para um segundo espectáculo, apresentando-se ainda para mais duas actuações frente à Pastelaria Suiça, no Rossio e junto à Pastelaria Brasileira.

O percurso de volta ao Castelo vai ter paragens para mais três espectáculos na Rua do Carmo, Rossio e Rua Augusta, estando o regresso ao ponto de partida previsto para as 17h30.

No Domingo os gaiteiros e pauliteiros de Miranda do Douro voltam a dar um espectáculo no Castelo de São Jorge, entre as 10h30 e as 12h00.

Durante o fim-de-semana, quem quiser saber mais sobre a Língua Mirandesa, vai poder frequentar um curso de iniciação, totalmente gratuito, ministrado pelo Prof. Amadeu Ferreira, docente na Faculdade de Direito de Lisboa e um dos mais conhecidos estudiosos do mirandês. As aulas vão decorrer na Sala Ogival do Castelo de São Jorge, entre as 15 e as 17 horas de sábado e domingo e as inscrições podem ser feitas através do telefone 21 880 06 20, estando limitadas a 30 participantes.

Estas actividades estão integradas na exposição “Hardware + Software= Burros”, de autoria do fotógrafo italiano Oliviero Toscani, que ainda pode ser visitada até ao dia 31 de Janeiro.



2 passaram o espanador

Blogger Escrevedora said...

eu quero ir! vamos as duas no sabado!

5:53 da tarde  
Blogger Gigi said...

Eu já me inscrevi!!!

8:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

>