quarta-feira, novembro 30, 2005

Simplesmente pessoa...

Fernando Pessoa deixou-nos há 70 anos. Nunca o poderia ter conhecido, mas, desde a leitura do primeiro poema, esteve sempre presente na minha vida. Lembro-me de ler inquèritos em revistas e, sempre que me deparava com a pergunta “quem gostava de ter conhecido se pudesse”, pensar nele. Pessoa é de muitas pessoas, mas gosto de o sentir só meu…de ler as suas palavras como se fosse a primeira vez. E surpreendo-me sempre.

Em dia de aniversário (que ele tanto odiava), deixo um poema do meu heterónimo favorito, Alberto Caeiro:

Se, depois de eu morrer...
 
Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas --- a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.
 
Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as coisas sem sentimentalidade nenhuma.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.
Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso fui o único poeta da Natureza.
 
                 

Ficam também algumas sugestões: Na Casa Fernando Pessoa, às 21h00, é apresentado o novo álbum dos Wordsong dedicado ao poeta. Pertinho, o São Luiz assinala a data com um recital no Jardim de Inverno entre as 16 e as 18h30.

3 passaram o espanador

Blogger Rita said...

Dizem, esquecem, não dizem, disseram, fazem, fatal, não fazem, igual... p'ra quê esperar... tudo é sonhar! Grande homem sim senhor : ))

5:12 da tarde  
Blogger Teresinha said...

Tambem gosto mto :) beijos***

p.s. voltei a blogosfera!

7:25 da tarde  
Blogger Sinhó said...

E gd concerto dos Wordsong! Q saudds do "meu" Pedro D'Orey! Só é pena n podermos levar o cdzito para casa:(

1:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

>